Como lidar com a hipocrisia?
- De acordo com a Biblia
Como Yahshua lidava com a hipocrisia?
“Mestre, nós sabemos que tu és verdadeiro, e ensinas o caminho de Deus em verdade, e sem te preocupar com nenhum homem, pois não reparas na aparência dos homens. Dize-nos, portanto, o que tu pensas? É lícito dar tributo a César, ou não?”
Mas Jesus, percebendo a sua maldade, disse: Por que me tentais, hipócritas? – Mateus 22:16-18
Hipocrisia:
A hipocrisia é uma característica obscura que permeia as relações humanas, caracterizada pela manifestação de comportamentos contraditórios e pela dissimulação de verdadeiras intenções e sentimentos. Esta postura, comum na sociedade, revela-se através da apresentação de opiniões e sentimentos que não correspondem à realidade interior da pessoa.
Quem adota uma postura hipócrita demonstra uma capacidade refinada de esconder os sentimentos mais autênticos, optando por uma máscara de falsidade e dissimulação. É uma forma de desonestidade que se enraíza na demonstração de virtudes ou sentimentos inexistentes, muitas vezes com o intuito de agradar aos outros ou de alcançar determinados objetivos.
A hipocrisia pode ser identificada em diversos contextos da vida quotidiana, desde as relações pessoais até aos cenários políticos e profissionais. Manifesta-se em discursos carregados de incoerências, em promessas vazias e em gestos que não refletem verdadeiras convicções. É uma mácula na integridade das relações humanas, minando a confiança e comprometendo a autenticidade dos indivíduos. Quem é hipócrita quer obter vantagens momentâneas à custa da verdade e da sinceridade.
Sabendo previamente o que é a hipocrisia, podemos chegar à conclusão que o mundo em que vivemos é na sua maioria hipócrita, seja para obter vantagens ou para agradar aos homens.
Sendo cristão, como lidar com essas situações? Como lidar com situações em que conseguimos enxergar o mal noutra pessoa, mas não sabemos como reagir?
Por exemplo, alguém, nitidamente dissimulada e hipócrita, nos faz um elogio com o intuito de obter vantagem ou saber alguma informação a nosso respeito. Conseguimos entender que a pessoa está a ser dessimulada com uma intenção, contudo, ignoramos ou fingimos que não entendemos porque não sabemos como lidar com essas situações à luz da Bíblia. Muitas vezes pensamos que ignorar é o melhor, fingir que não percebemos ou continuar a conversa como se fôssemos tão inocentes ao ponto de não ter mesmo entendido. Todavia, ignorar a situação é o mesmo que apoiar a mentira.
Vamos ver o exemplo de Jesus em Mateus 22:16-18.
Os fariseus, ao tentarem apanhar Yahshua, primeiro fizeram-lhe um elogio e depois uma pergunta com armadilha.
Como respondeu Jesus? Fez que não entendeu?
Não. Imediatamente os chamou de hipócritas.
Conseguem imaginar, hoje, chamarem isso a alguém?
O mundo está tão depravado que já nem sabemos o que é certo ou errado. Temos medo de mostrar a verdade e temos medo de ofender. Infelizmente, a maldade propagou-se ao ponto de não ter medo de mostrar as suas garras, enquanto a verdade se retrai com medo do que os outros pensam. A Palavra diz para sermos a luz do mundo e o sal da terra.
“Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade estabelecida sobre um monte;”- Mateus 5:14
“Vós sois o sal da terra; mas se o sal perder seu sabor, com que se há de salgar? Para nada mais é bom senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.” – Mateus 5:13
Se ignorarmos pessoas hipócritas, dissimuladas e falsas, e fingirmos que não entendemos sua maldade, estamos sendo como sal insípido, sem sabor. Estamos escondendo a luz debaixo da cama, para que ninguém possa vê-la. Estamos ignorando o mal e permitindo que ele avance.
Precisamos entender que o mundo nos enganou ao nos fazer pensar que devemos ignorar o mal. Ele confundiu as pessoas; já ninguém sabe como agir corretamente, já ninguém sabe como agir com verdade. Todos pensam que ser simpático é ser bom, enquanto dizer as duras verdades é ser mau.
Precisamos reaprender a Verdade e imitar o Messias. Precisamos ter confiança no Messias ao agir conforme a Sua vontade.
Enquanto o mundo diz que se vês o mal é porque também és mau, a Bíblia ensina que a luz ilumina as sombras e traz a verdade à tona para que todos possam ver a mentira.
Então, vamos parar de ser simpáticos com a hipocrisia, de ter medo de ofender a mentira, de fazer festas nas costas dos dissimulados e de mostrar uma carinha simpática para os bajuladores.
Como, então, agir à luz da bíblia?
Façamos um exercício: na próxima vez que alguém nos tentar com palavras mansas mas falsas, em vez de fingirmos que não entendemos, vamos experimentar confrontar a pessoa educadamente. Não precisamos usar palavras fortes, como “hipócrita” (pois essa palavra pode ser considerada forte nos dias de hoje).
Podemos questionar de forma ponderada: “Se queres saber (tal coisa…), por que não me perguntas diretamente em vez de rodeares?” ou “Se a tua intenção é perguntar (…), não precisas elogiar-me, simplesmente pergunta.”
Exatamente assim, confrontamos a pessoa com a verdade, desmascaramos e reprovamos a sua hipocrisia e também não ofendemos ninguem. Se a pessoa sair ofendida, ofendeu-se a ela própria.
Na passagem de Mateus 22:16-18, Yahshua reprovou imediatamente a falsidade dos fariseus, chamando-os de hipócritas. Em seguida, respondeu à pergunta deles com a verdade, sem medo de parecer demasiado direto ou incisivo. Ele não deixou espaço para más interpretações, respondendo com a perfeita clareza, nitidez e precisão da Palavra de Deus.
Devemos ser imitadores de Yahshua (Efésios 5:1).
E não vos deixeis enganar pelo mundo, não vos moldeis aos seus caminhos, não sigais as suas tradições, não imiteis as características depravadas do mundo e não vos deixeis atingir pela despersonalização da verdade, pela relativização do que é certo ou errado e pela passividade tolerante. Não sejais amigáveis e inofensivos, e não vos sintais impelidos a dizer “Não concordo, mas respeito”, porque essas palavras nunca saíram da boca do nosso Salvador!
“E não tenhais comunhão com as obras infrutíferas das trevas, mas, antes, reprovai-as. Porque até falar destas coisas que são feitas por eles em secreto é vergonha. Mas todas as coisas, sendo reprovadas, se manifestam pela luz, porque a luz tudo manifesta.” – Efésios 11:13