Qual o significado da primeira ressurreição e da segunda morte?

- De acordo com a Biblia

Apocalipse 20:5-6

O restante dos mortos não voltou a viver até se completarem os mil anos.  Esta é a primeira ressurreição.

Felizes e santos os que participam da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles; serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante mil anos.

Nos versículos 5 e 6, é mencionado que os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os 1000 anos, referindo-se à primeira ressurreição. Aqueles que participam da primeira ressurreição são considerados bem-aventurados e santos, e sobre eles a segunda morte não tem autoridade.

Muitos afirmam e têm o entendimento que a primeira ressurreição será um evento que tomará lugar aquando da segunda vinda do Messias. Que todos aqueles que foram salvos, em vida, serão ressuscitados na segunda vinda do Messias, e todos os restantes, os não salvos, serão ressuscitados no final do milénio, para julgamento e condenação.

Mas será que esse ensino é um ensino verdadeiramente bíblico?

Como já vimos no artigo, O Reino Milenar, esses 1000 anos não são literais como a maior parte dos crentes desta geração pensa.

Yahshua deixou bem claro que o seu Reino começou quando ele subiu ao céu, e terminará quando ele vier pela segunda vez.

Podes entender mais lendo esse artigo aqui.

 

Sendo assim, o entendimento de duas ressurreições, uma de justos e outra de ímpios, fica confuso. 

Vamos esclarecer.

Quando Yahshua estava na terra, ele pregou: 

Na verdade, na verdade eu vos digo: Quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas já passou da morte para a vida. – João 5:24

 

Isto quer dizer que a partir do momento que ouvimos a pregação, recebemos a fé para crer e entregamos a nossa vida a Yahshua, já passamos da morte para a vida.

 

O apóstolo Paulo também disse em Romanos 6:13

Tampouco, entregues os membros do vosso corpo ao pecado, como instrumentos de iniquidade; antes consagrai-vos a Deus como ressuscitados, levantados da morte para a vida; e ofereçais os vossos membros do corpo a Ele, como instrumentos de justiça.

 

A primeira ressurreição não diz respeito à ressurreição do corpo mas sim à ressurreição do espírito. Porque antes estávamos mortos nas nossas transgressões, mas agora passamos da morte para a vida. Agora o nosso espírito foi vivificado.

 

A ideia principal é que a primeira ressurreição não se trata de uma ressurreição física que ocorrerá novamente mil anos depois. Pelo contrário, ela se refere à bem-aventurança daqueles que participam da regeneração espiritual em Cristo. Esses não serão afetados pela segunda morte, que é o lago de fogo, pois foram regenerados espiritualmente e passaram da morte para a vida.

 

A regeneração espiritual é equiparada a uma forma de ressurreição, e aqueles que experimentaram essa regeneração não serão afetados pela segunda morte. Isso está alinhado com o ensinamento do Novo Testamento, como em João 5:24, que afirma que quem ouve a palavra de Jesus e crê em Deus já possui vida eterna e não enfrentará julgamento, pois passou da morte para a vida. Essa é a essência da primeira ressurreição.

Logo, não haverá duas ressurreições de justos e 1000 anos depois de ímpios. Existe no tempo presente uma ressurreição da alma dos justos que é sinónimos de nascer de novo e regeneração. Refere-se à ressurreição da alma e é condicionada pelo ouvir e pelo crer.

 

O Reinado de Yahshua começou como uma semente de mostarda, e no fim será uma montanha. Enquanto o Reinado cresce e é estabelecido, os justos vão sendo ressuscitados. Cada justo que é ressuscitado entra espiritualmente no Reino de Deus, e o Reino vai sendo aumentado. 

É necessário relembrar que este Reino não é feito de paredes, é feito de pessoas, que são o templo do Espírito Santo. 1 Coríntios 6:19

Quantas mais pessoas são alcançadas, mais o Reino cresce. Quando o Reino chegar à sua plenitude é sinal que a primeira ressurreição está completa.

 

Por Adão herdamos a morte espiritual e por Yahshua fomos ressuscitados espiritualmente para a vida eterna. 

 

Este texto de Paulo é explícito sobre a ressurreição da alma, e o assentar em tronos celestiais.

 

Efésios 2:4-6

Mas Deus, que é rico em misericórdia, pelo seu grande amor com que nos amou,

estando nós ainda mortos em nossos pecados, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;



Paulo, ao falar no passado sobre como Deus “nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais”, indica que a primeira ressurreição está ocorrendo no presente e continuará à medida que o Reino de Deus se expande por toda a terra. Quando todos os eleitos forem alcançados pela primeira ressurreição, então virá o fim.

 

Nós, que somos eleitos, já estamos assentados com Yahshua em seu Reino. Isso ocorre porque nossa força, luz e espírito não são nossos, mas pertencem a Cristo. Nós somos um com Ele; Ele é a cabeça e nós somos o corpo. A cabeça está assentada no céu, enquanto o corpo age na terra, expandindo o Reino de Deus.

 

João 3:3

Respondeu-lhe Jesus, dizendo: Na verdade, na verdade eu te digo: Se um homem não nascer de novo, ele não pode ver o reino de Deus.

 

Sabemos então que uma parte da igreja, a que morreu fisicamente está a reinar com Yahshua no céu, e outra parte está a reinar com Yahshua na terra. Não seria possível, o nosso espírito estar vivo e mesmo assim ficarmos adormecidos com a nossa morte física. Todos os santos estão vivos, uns na terra e outros no céu. 

 

Vamos ver alguns textos que provam e demonstram isso:

 

Os saduceus não acreditavam na ressurreição. Num encontro com o Messias, eles o tentaram com uma pergunta que pensavam ser de difícil resposta para Yahshua, mas ele respondeu: 

“A respeito da ressurreição dos mortos, ainda não tendes lido no livro de Moisés, no texto referente à sarça, como Deus lhe declarou: ‘Eu Sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó?’.

Ora, Ele não é Deus de mortos, e sim o Deus dos vivos!’. Estais absolutamente enganados!””. Marcos 12:24-27

 

Outro texto que prova isso é a morte de Estevão, no pentecostes:

 

“Contudo, Estevão, cheio do Espírito Santo, ergueu seus olhos em direção ao céu e contemplou a glória de Deus, e Jesus em pé, à direita de Deus,

e exclamou: ‘Eis que vejo os céus abertos e o Filho do homem em pé, à direita de Deus!’.

Então, eles taparam os ouvidos e, aos berros, atiraram-se todos juntos contra ele.

E arrastando-o para fora da cidade, o apedrejaram. As testemunhas deixaram suas roupas aos pés de um jovem chamado Saulo.

Assim, enquanto apedrejavam Estevão, este declarava em oração: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito!”” Atos 7:55-59

 

Estevão, no leito da sua morte, foi-lhe concedido a visão espiritual do Reino de Deus no céu, e clamou a Yahshua para que recebesse o seu espírito. Ora, se o espírito foi vivificado enquanto Estevão estava na terra, o seu espírito entrou vivo no Reino de Deus, no céu.

 

Então o significado da primeira ressurreição é a ressurreição do espírito que acontece quando somos regenerados pelo batismo do Espírito Santo. Quem passa pela primeira ressurreição, não passa pela segunda morte que é o lago de fogo.

 

Quem experimenta a morte física uma vez, ressuscita duas vezes: espiritualmente e fisicamente na segunda vinda de Cristo. No entanto, quem experimenta a morte espiritual, que é a primeira morte e é herança de Adão apenas ressuscita uma vez, para enfrentar o juízo final. Essa é a explicação de apocalipse 20:5,6

 

Só haverá uma ressurreição física, de justos e injustos e não duas. Quando Yahshua voltar, ressuscitará a todos, uns para a vida eterna e outros para o tormento eterno.

Entendemos então que o espírito dos justos está com o Messias, mas o seu corpo será ressuscitado no último dia.

 

Alguns poderiam afirmar que o espirito está com o Messias mas está a dormir. Como se os justos estivessem em estado de sono até que o seu corpo seja ressuscitado e glorificado.

Essa doutrina também pode ser contestada porque diversos textos nos confirmam a presença ativa dos justos no ceu. Por exemplo:

 

Naquele mesmo momento apareceram diante deles Moisés e Elias, conversando com Jesus. – Mateus 17:3

 

 Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos. – Apocalipse 20:4

 

Quando ele abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas daqueles que haviam sido mortos por causa da palavra de Deus e do testemunho que deram.

Eles clamavam em alta voz: “Até quando, ó Soberano santo e verdadeiro, esperarás para julgar os habitantes da terra e vingar o nosso sangue? “

Então cada um deles recebeu uma veste branca, e foi-lhes dito que esperassem um pouco mais, até que se completasse o número dos seus conservos e irmãos, que deveriam ser mortos como eles. – Apocalipse 6:9-11

O que significa Reinar com o Messias durante 1000 anos?

A palavra “Tronos” é mencionada no Novo Testamento 67 vezes, enquanto a palavra “trono” aparece no Apocalipse 47 vezes. Das 47 ocorrências no Apocalipse, 44 vezes o trono está no céu. As únicas três vezes em que o trono é mencionado na Terra referem-se ao trono do anticristo e do diabo. Portanto, este reinado das almas não ocorre na terra, mas sim no céu.

De acordo com a perspectiva bíblica apresentada, quando um crente morre, a alma imediatamente se dirige para a presença de Deus.

 

A palavra “morte” na Bíblia implica uma separação, onde a alma, o elemento imaterial e espiritual, se separa do corpo físico. Para os crentes, isso significa partir para estar com o Messias, o que é considerado incomparavelmente melhor do que a vida na terra (Filipenses 1:23). A Bíblia ensina que as almas dos crentes estão com o Messias, reinando com Ele no céu.

 

Portanto, o reinado das almas não ocorre na terra, mas no céu, onde o Messias está presente. Esse entendimento sugere que o reinado com o Messias transcende a realidade terrena e se manifesta em um plano espiritual, onde as almas dos crentes desfrutam da comunhão e da presença de Deus.

Em Apocalipse 20:4, o texto menciona tronos nos quais estão assentados aqueles aos quais foi dada a autoridade de julgar. A Bíblia ensina que os santos participarão desse julgamento. Em Mateus 19:28, Jesus diz que os apóstolos julgarão as doze tribos de Israel, e em 1 Coríntios 6:2, afirma-se que os santos julgarão o mundo e até mesmo os anjos caídos. Esses tronos estão no céu, e os crentes que morrem em Cristo e vão para o céu compartilham desse julgamento. Isso está em concordância com a promessa de Jesus à igreja de Laodiceia, conforme Apocalipse 3:21, onde ele promete que os vencedores se assentarão com ele em seu trono, assim como ele se assentou com o Pai em seu trono.

 

Além disso, o texto menciona as almas dos mártires, aqueles que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. 

 

4 Comentários

  • Tara

    I just couldn’t go away your web site prior to suggesting that I
    actually enjoyed the standard info a person provide to your guests?
    Is gonna be back often to check up on new posts
    https://kchephoto.com/

    My web blog – ruang bokep

  • Letha

    Mayy I jus ssay wbat a comfort tto uncoveer aan individual who eally knows what they’re
    talking about ovsr thee internet. Yoou certainly realize how to briung a problem
    too light and make itt important. Morre pople really neded too look aat this
    aand understamd this siee off our story. I can’t
    belkieve you’re nnot more poppular because you certajnly have
    the gift.

    Have a look at myy wweb blog … gizmoporno.com

  • Janna

    If some one wants to be updated with newest technologies then he must be pay a visit this web page and be up to date all the time.

    Here is my web page; hentai

  • Rodney

    Do yoou have a spam prkblem oon his website; I also amm a blogger, and
    I was wonderijng yyour situation; mqny of uss hzve creeated somne nice
    procedures and we aare looking to swap techniques wiith
    others, why noot shoot mee aan e-mail iff interested.

    Herre iss myy webpage – jav sutra

  • Monica

    Thank you for the good writeup. It in fact was a amusement account it.
    Look advanced to more added agreeable from you! By the way, how could we communicate?

    My homepage :: kontol panjang

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

4 thoughts on “A primeira ressurreição e a segunda morte”

  1. Thank you for the good writeup. It in fact was a amusement account it.
    Look advanced to more added agreeable from you! By the way, how could we communicate?

    My homepage :: kontol panjang

  2. Do yoou have a spam prkblem oon his website; I also amm a blogger, and
    I was wonderijng yyour situation; mqny of uss hzve creeated somne nice
    procedures and we aare looking to swap techniques wiith
    others, why noot shoot mee aan e-mail iff interested.

    Herre iss myy webpage – jav sutra

  3. If some one wants to be updated with newest technologies then he must be pay a visit this web page and be up to date all the time.

    Here is my web page; hentai

  4. Mayy I jus ssay wbat a comfort tto uncoveer aan individual who eally knows what they’re
    talking about ovsr thee internet. Yoou certainly realize how to briung a problem
    too light and make itt important. Morre pople really neded too look aat this
    aand understamd this siee off our story. I can’t
    belkieve you’re nnot more poppular because you certajnly have
    the gift.

    Have a look at myy wweb blog … gizmoporno.com

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *