Qual o significado da primeira ressurreição e da segunda morte?
- De acordo com a Biblia
Apocalipse 20:5-6
O restante dos mortos não voltou a viver até se completarem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição.
Felizes e santos os que participam da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles; serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante mil anos.
Nos versículos 5 e 6, é mencionado que os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os 1000 anos, referindo-se à primeira ressurreição. Aqueles que participam da primeira ressurreição são considerados bem-aventurados e santos, e sobre eles a segunda morte não tem autoridade.
Muitos afirmam e têm o entendimento que a primeira ressurreição será um evento que tomará lugar aquando da segunda vinda do Messias. Que todos aqueles que foram salvos, em vida, serão ressuscitados na segunda vinda do Messias, e todos os restantes, os não salvos, serão ressuscitados no final do milénio, para julgamento e condenação.
Mas será que esse ensino é um ensino verdadeiramente bíblico?
Como já vimos no artigo, O Reino Milenar, esses 1000 anos não são literais como a maior parte dos crentes desta geração pensa.
Yahshua deixou bem claro que o seu Reino começou quando ele subiu ao céu, e terminará quando ele vier pela segunda vez.
Podes entender mais lendo esse artigo aqui.
Sendo assim, o entendimento de duas ressurreições, uma de justos e outra de ímpios, fica confuso.
Vamos esclarecer.
Quando Yahshua estava na terra, ele pregou:
Na verdade, na verdade eu vos digo: Quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas já passou da morte para a vida. – João 5:24
Isto quer dizer que a partir do momento que ouvimos a pregação, recebemos a fé para crer e entregamos a nossa vida a Yahshua, já passamos da morte para a vida.
O apóstolo Paulo também disse em Romanos 6:13
Tampouco, entregues os membros do vosso corpo ao pecado, como instrumentos de iniquidade; antes consagrai-vos a Deus como ressuscitados, levantados da morte para a vida; e ofereçais os vossos membros do corpo a Ele, como instrumentos de justiça.
A primeira ressurreição não diz respeito à ressurreição do corpo mas sim à ressurreição do espírito. Porque antes estávamos mortos nas nossas transgressões, mas agora passamos da morte para a vida. Agora o nosso espírito foi vivificado.
A ideia principal é que a primeira ressurreição não se trata de uma ressurreição física que ocorrerá novamente mil anos depois. Pelo contrário, ela se refere à bem-aventurança daqueles que participam da regeneração espiritual em Cristo. Esses não serão afetados pela segunda morte, que é o lago de fogo, pois foram regenerados espiritualmente e passaram da morte para a vida.
A regeneração espiritual é equiparada a uma forma de ressurreição, e aqueles que experimentaram essa regeneração não serão afetados pela segunda morte. Isso está alinhado com o ensinamento do Novo Testamento, como em João 5:24, que afirma que quem ouve a palavra de Jesus e crê em Deus já possui vida eterna e não enfrentará julgamento, pois passou da morte para a vida. Essa é a essência da primeira ressurreição.
Logo, não haverá duas ressurreições de justos e 1000 anos depois de ímpios. Existe no tempo presente uma ressurreição da alma dos justos que é sinónimos de nascer de novo e regeneração. Refere-se à ressurreição da alma e é condicionada pelo ouvir e pelo crer.
O Reinado de Yahshua começou como uma semente de mostarda, e no fim será uma montanha. Enquanto o Reinado cresce e é estabelecido, os justos vão sendo ressuscitados. Cada justo que é ressuscitado entra espiritualmente no Reino de Deus, e o Reino vai sendo aumentado.
É necessário relembrar que este Reino não é feito de paredes, é feito de pessoas, que são o templo do Espírito Santo. 1 Coríntios 6:19
Quantas mais pessoas são alcançadas, mais o Reino cresce. Quando o Reino chegar à sua plenitude é sinal que a primeira ressurreição está completa.
Por Adão herdamos a morte espiritual e por Yahshua fomos ressuscitados espiritualmente para a vida eterna.
Este texto de Paulo é explícito sobre a ressurreição da alma, e o assentar em tronos celestiais.
Efésios 2:4-6
Mas Deus, que é rico em misericórdia, pelo seu grande amor com que nos amou,
estando nós ainda mortos em nossos pecados, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
Paulo, ao falar no passado sobre como Deus “nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais”, indica que a primeira ressurreição está ocorrendo no presente e continuará à medida que o Reino de Deus se expande por toda a terra. Quando todos os eleitos forem alcançados pela primeira ressurreição, então virá o fim.
Nós, que somos eleitos, já estamos assentados com Yahshua em seu Reino. Isso ocorre porque nossa força, luz e espírito não são nossos, mas pertencem a Cristo. Nós somos um com Ele; Ele é a cabeça e nós somos o corpo. A cabeça está assentada no céu, enquanto o corpo age na terra, expandindo o Reino de Deus.
João 3:3
Respondeu-lhe Jesus, dizendo: Na verdade, na verdade eu te digo: Se um homem não nascer de novo, ele não pode ver o reino de Deus.
Sabemos então que uma parte da igreja, a que morreu fisicamente está a reinar com Yahshua no céu, e outra parte está a reinar com Yahshua na terra. Não seria possível, o nosso espírito estar vivo e mesmo assim ficarmos adormecidos com a nossa morte física. Todos os santos estão vivos, uns na terra e outros no céu.
Vamos ver alguns textos que provam e demonstram isso:
Os saduceus não acreditavam na ressurreição. Num encontro com o Messias, eles o tentaram com uma pergunta que pensavam ser de difícil resposta para Yahshua, mas ele respondeu:
“A respeito da ressurreição dos mortos, ainda não tendes lido no livro de Moisés, no texto referente à sarça, como Deus lhe declarou: ‘Eu Sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó?’.
Ora, Ele não é Deus de mortos, e sim o Deus dos vivos!’. Estais absolutamente enganados!””. Marcos 12:24-27
Outro texto que prova isso é a morte de Estevão, no pentecostes:
“Contudo, Estevão, cheio do Espírito Santo, ergueu seus olhos em direção ao céu e contemplou a glória de Deus, e Jesus em pé, à direita de Deus,
e exclamou: ‘Eis que vejo os céus abertos e o Filho do homem em pé, à direita de Deus!’.
Então, eles taparam os ouvidos e, aos berros, atiraram-se todos juntos contra ele.
E arrastando-o para fora da cidade, o apedrejaram. As testemunhas deixaram suas roupas aos pés de um jovem chamado Saulo.
Assim, enquanto apedrejavam Estevão, este declarava em oração: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito!”” Atos 7:55-59
Estevão, no leito da sua morte, foi-lhe concedido a visão espiritual do Reino de Deus no céu, e clamou a Yahshua para que recebesse o seu espírito. Ora, se o espírito foi vivificado enquanto Estevão estava na terra, o seu espírito entrou vivo no Reino de Deus, no céu.
Então o significado da primeira ressurreição é a ressurreição do espírito que acontece quando somos regenerados pelo batismo do Espírito Santo. Quem passa pela primeira ressurreição, não passa pela segunda morte que é o lago de fogo.
Quem experimenta a morte física uma vez, ressuscita duas vezes: espiritualmente e fisicamente na segunda vinda de Cristo. No entanto, quem experimenta a morte espiritual, que é a primeira morte e é herança de Adão apenas ressuscita uma vez, para enfrentar o juízo final. Essa é a explicação de apocalipse 20:5,6
Só haverá uma ressurreição física, de justos e injustos e não duas. Quando Yahshua voltar, ressuscitará a todos, uns para a vida eterna e outros para o tormento eterno.
Entendemos então que o espírito dos justos está com o Messias, mas o seu corpo será ressuscitado no último dia.
Alguns poderiam afirmar que o espirito está com o Messias mas está a dormir. Como se os justos estivessem em estado de sono até que o seu corpo seja ressuscitado e glorificado.
Essa doutrina também pode ser contestada porque diversos textos nos confirmam a presença ativa dos justos no ceu. Por exemplo:
Naquele mesmo momento apareceram diante deles Moisés e Elias, conversando com Jesus. – Mateus 17:3
Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos. – Apocalipse 20:4
Quando ele abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas daqueles que haviam sido mortos por causa da palavra de Deus e do testemunho que deram.
Eles clamavam em alta voz: “Até quando, ó Soberano santo e verdadeiro, esperarás para julgar os habitantes da terra e vingar o nosso sangue? “
Então cada um deles recebeu uma veste branca, e foi-lhes dito que esperassem um pouco mais, até que se completasse o número dos seus conservos e irmãos, que deveriam ser mortos como eles. – Apocalipse 6:9-11
O que significa Reinar com o Messias durante 1000 anos?
A palavra “Tronos” é mencionada no Novo Testamento 67 vezes, enquanto a palavra “trono” aparece no Apocalipse 47 vezes. Das 47 ocorrências no Apocalipse, 44 vezes o trono está no céu. As únicas três vezes em que o trono é mencionado na Terra referem-se ao trono do anticristo e do diabo. Portanto, este reinado das almas não ocorre na terra, mas sim no céu.
De acordo com a perspectiva bíblica apresentada, quando um crente morre, a alma imediatamente se dirige para a presença de Deus.
A palavra “morte” na Bíblia implica uma separação, onde a alma, o elemento imaterial e espiritual, se separa do corpo físico. Para os crentes, isso significa partir para estar com o Messias, o que é considerado incomparavelmente melhor do que a vida na terra (Filipenses 1:23). A Bíblia ensina que as almas dos crentes estão com o Messias, reinando com Ele no céu.
Portanto, o reinado das almas não ocorre na terra, mas no céu, onde o Messias está presente. Esse entendimento sugere que o reinado com o Messias transcende a realidade terrena e se manifesta em um plano espiritual, onde as almas dos crentes desfrutam da comunhão e da presença de Deus.
Em Apocalipse 20:4, o texto menciona tronos nos quais estão assentados aqueles aos quais foi dada a autoridade de julgar. A Bíblia ensina que os santos participarão desse julgamento. Em Mateus 19:28, Jesus diz que os apóstolos julgarão as doze tribos de Israel, e em 1 Coríntios 6:2, afirma-se que os santos julgarão o mundo e até mesmo os anjos caídos. Esses tronos estão no céu, e os crentes que morrem em Cristo e vão para o céu compartilham desse julgamento. Isso está em concordância com a promessa de Jesus à igreja de Laodiceia, conforme Apocalipse 3:21, onde ele promete que os vencedores se assentarão com ele em seu trono, assim como ele se assentou com o Pai em seu trono.
Além disso, o texto menciona as almas dos mártires, aqueles que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus.
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